É comum nos depararmos com momentos em que nos sentimos desmotivados, esse sentimento pode surgir em qualquer situação de nossas vidas e por diversos motivos. Em momentos de crise, quando somos bombardeados com fases menos positivas, temos uma razão suficientemente válida para nos sentirmos assim. Porém, mesmo em tempos ruins, é possível mantermos a motivação.

No Brasil, a taxa de empreendedores individuais cresceu muito nos últimos anos, isso significa que, de maneira geral, o brasileiro está olhando cada vez mais para o trabalho por conta própria, a fim de garantir um trabalho estável e que lhe possa trazer uma boa renda financeira. Com esse crescimento substancial no empreendedorismo, com destaque para o mercado de e-commerce, é normal que diversos desafios cheguem e coloquem a prova o espírito de perseverança, como por exemplo a concorrência que, por conta de um mercado individual enxuto, dificulta o trabalho de quem decide investir em um negócio por conta própria.

Atualmente, para colaborar com esse cenário de incertezas, enfrentamos outra crise que surgiu de forma inesperada, pegando todos de surpresa. O coronavírus, que gerou a necessidade de isolamento mundial, abalou de forma intensa a economia, com destaque especial para negócios que dependiam do presencial. Essa crise, diferentemente da concorrência, que pode ser combatida analisando a melhor forma de agir promovendo a marca e se comunicando com o público, o COVID-19 torna mais complexo por se relacionar, de certa forma, com a saúde do indivíduo.

Nessas circunstâncias, é completamente compreensível que muitas pessoas sintam o pessimismo com relação ao futuro e as incertezas, muitas vezes perdendo a motivação para prosseguir com seus negócios. 

Ainda assim, é preciso ter fé e seguir diante destas dificuldades, é possível adotar uma postura positiva e manter-se motivado. Para isso, apresentamos algumas dicas que podem ajudá-lo a manter a motivação:

Crie um propósito

Confiança e positividade deve partir do empreendedor e não só da empresa. É importante criar um propósito para que, perante situações mais complexas, você possa cumprir metas e objetivos, lutando por suas crenças e sonhos.

Viva as pequenas conquistas

Não espere pelos grandes momentos para celebrar. Todas as pequenas vitórias que possa ter devem ser encaradas com felicidade e positivismo. Celebre! Quanto mais intensamente viver as pequenas conquistas, mais motivado conseguirá manter-se perante os maus momentos

Objetivos de curto prazo

Ainda que a sua intenção seja vir a transformar o seu pequeno negócio numa empresa de sucesso, é importante que crie objetivos menores e para os quais consiga obter resultados a curto prazo. Claro que nada o impede de realizar esse grande objetivo no futuro mas, se for cumprindo pequenas metas ao longo do caminho, será mais simples sentir-se motivado.

Partilhe com os outros

O trabalho em networking, em coworking ou simplesmente a partilha das suas preocupações pode ajudar muito a te manter motivado. Neste contexto, não só compreenderá que não está sozinho nas suas apreensões e desafios, como poderá encontrar, em brainstorming, soluções para problemas que poderiam parecer impossíveis de solucionar.

Leia, escute e veja o sucesso

Hoje, as narrativas de sucesso estão em livros, filmes, documentários e podcasts. Ter acesso a elas é muito simples e pode ajudar muito. Conheça as histórias de quem viveu dias difíceis e as superou, criando negócios de sucesso. Isto ajudará a manter a sua motivação em alta.