Artigo retirado da revista DUO Joinville, feito em colaboração com o CEO do 9weeklabs Tulio Severo Jr.

Tulio é empreendedor, conselheiro Certificado em Governança de Startups pelo IBGC, CEO da Infinitepar Holding Co LLC, fundador da pré-aceleradora de startups 9weeklabs, sócio investidor da Spin Capital Aceleradora, empresário Acionista da Sabemi Seguradora S.A, além de gestor do programa Faciap Inovalab.

Para ele, a humanidade é marcada por momentos cruciais, fatos que mudaram o rumo da história. Um deles, segundo Tulio, se deu após o surgimento da internet. A revolução digital transformou tudo, incluindo o mundo dos negócios. “As empresas surgiram após a internet fincar suas raízes em terras com possibilidades infinitas. As que entenderam isso e passaram a se desenvolver tendo a internet como adubo, foram altamente bem sucedidas e estão tirando proveito da maior revolução no mundo dos negócios”.

Para os modelos de negócios ditos como tradicionais, a reinvenção é uma questão de sobrevivência. É preciso entender que os clientes também já não são os mesmos. Para Túlio, a geração atual busca por modelos com menos complexidades e mais agilidade, menos propriedade e mais liberdade.

As gerações atuais jamais saberão o que é viver em um mundo não digital. “As crianças de hoje que já usam celular e tablets dos 5 anos em diante olham o mundo como se ele sempre fosse assim, como se falar com máquinas fosse comum há muito tempo”. Os impactos disso são muitos, gerando uma transformação de diversas maneiras, inclusive na forma em que essas gerações irão se projetar, desenvolver e consumir negócios.

Tulio no centro de pré-aceleração de startups do Faciap Inovalab.

A sobrevivência é aprender a jogar esse novo jogo da inovação, onde os negócios são transparentes, abertos, uberizados e multiplataformas.

Túlio Severo Jr.

Dado esse cenário, se remodelar é preciso. Quem aprender logo esse movimento vai precisar contratar talentos com essa cultura, quanto mais rápido as empresas conseguirem antecipar o que vai causar essa disrupção, mais rápido poderão “virar o jogo”.

Para Túlio, nesse processo, é preciso que os modelos tradicionais façam alguns dos seguintes questionamentos: como será seu negócio daqui 10 anos? Quais são os serviços e produtos que podem substituir o meu modelo? O que posso fazer para iniciar as mudanças necessárias? Estou falando com startups que atuam em torno de soluções para o meu segmento? Como posso fazer negócios com startups que agreguem valor ao meu produto ou serviço?

Para acompanhar o ritmo e crescimento acelerado das mudanças trazidas pela revolução digital, é preciso buscar meios de inovar, isso também se aplica aos modelos tradicionais de negócios.

VOCÊ CONHECE O BATCH DE STARTUPS DO FACIAP INOVALAB? Tenho certeza que você já teve uma ideia muito louca mas não sabia por onde começar. E se nós te disséssemos que essa ideia pode ser lançada em 9 SEMANAS com a ajuda de mentores e especialistas e o melhor de tudo: 55 MIL POSSÍVEIS CLIENTES NO PARANÁ.

CLIQUE AQUI E SE INSCREVA: https://9weeklabs.com/7o-batch/